quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Transplante de Córnea & Cirurgia de Catarata | Medicina é

1º Congresso Nacional On lineDificuldades e Distúrbios de Aprendizagem

1º Congresso  Nacional On lineDificuldades e Distúrbios de Aprendizagem. De 30/11 a 04/12 . Acesse o link e saiba mais.http://congresso.neurosaber.com.br/ São Palestras com variados profissionais da Educação, Saúde e Pesquisadores ... não fique de fora

Terapia Manual na Posturalle em Sousa

Um dos serviços oferecidos pela Posturalle na fisioterapia é a técnica de terapia manual,utilizada para alívio das dores agudas e crônicas(fibromialgia e patologias da coluna,por exemplo).
Uma técnica bastante eficaz e com resultados excelentes em poucas sessões.
Atendimento individualizado e com hora marcada!
83/35211290

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dorme demais? Sono excessivo pode ser indício de doença

Que dormir faz bem, isso todos sabem. Porém, o sono excessivo pode ser prejudicial. Pesquisas indicam aumento no risco de doenças cardiovasculares, por exemplo. Sem contar que a sonolência também pode ser sintoma de distúrbios como a narcolepsia.
Os riscos do sono excessivo

Para entender os riscos do exagero, pesquisadores do Centro de Controle de Doenças, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, entrevistaram 30.397 pessoas. Publicado na revista Sleep, o estudo procurou identificar as ligações entre o sono excessivo e doenças graves, como problemas cardiovasculares.

De acordo com o resultado, 9% dos entrevistados dormiam mais que nove horas por noite. Essas pessoas tinham risco maior de apresentar doenças cardiovasculares, se comparadas a indivíduos que dormiam de sete a oito horas, período considerado ideal.

Já a narcolepsia é uma doença de difícil diagnóstico, que acomete aproximadamente uma em cada 2 mil pessoas. Vítima principalmente de "apagões" durante o dia, a pessoa que enfrenta a doença tem problemas para dormir à noite, o que prejudica seu bem-estar e sua qualidade de vida.

As causas estão ligadas principalmente a fatores genéticos. Acometidos pela narcolepsia apresentam alteração no equilíbrio dos neurotransmissores no cérebro, o que causa o sono desregulado. O diagnóstico é feito por meio de dois exames de laboratório chamados polissonografia e teste de latências múltiplas.

O tratamento é realizado com medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas durante o dia. Também são dadas recomendações sobre como melhorar a qualidade do sono durante a noite, sendo indicados também pequenos cochilos, de, no máximo, 15 minutos. 

Afinal, quanto dormir?
Especialistas da National Sleep Foundation, instituto de Arlington, na Virgínia, Estados Unidos, publicaram um painel com recomendações de horas de sono para cada faixa etária. Acompanhe:

Recém-nascidos (0 a 3 meses)Mínimo: 11 horas
Recomendado: entre 14 e 17 horas 
Máximo: 18 horas.

Bebês (4 a 11 meses)
Mínimo: 11 horas
Recomendado: entre 12 e 15 horas
Máximo: 18 horas.

Crianças pequenas (1 a 2 anos)
Mínimo: 9 horas
Recomendado: entre 11 e 14 horas
Máximo: 16 horas.

Crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos)
Mínimo: 7 horas
Recomendado: entre 10 e 12 horas
Máximo: 13 horas.
Crianças em idade escolar (6 a 13 anos)
Mínimo: 9 horas
Recomendado: entre 9 e 11 horas
Máximo: 11 horas.

Adolescentes (14 a 17 anos)
Recomendado: 10 horas.

Adultos jovens (18 a 25 anos)
Mínimo: 6 horas
Recomendado: entre 7 e 9 horas
Máximo: 11 horas.

Adultos
Recomendado: entre 7 e 9 horas.
Idosos (65 anos ou mais)
Recomendado: entre 7 e 8 horas.

Atenção na hora de preparar a lancheira para as crianças

No Brasil, 60,8% das crianças com menos de 2 anos comem biscoitos, bolachas e bolos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Está na hora de mudar esse dado e aprender a organizar a lancheira de maneira saudável para evitar que seu filho sofra com problemas causados pela má alimentação.

Esse dados são referentes aos estudos realizados em 2013 e ainda revelam que 32,3% das crianças também consomem refrigerantes e sucos artificiais antes dos dois anos
Lancheira saudável faz toda a diferença 
Antes de começar a montar a lancheira saudável é necessário escolher o acessório correto, por isso, opte por lancheiras térmicas para melhor conservar os alimentos. Para manter o lanche resfriado vale a pena investir em gelo de gel, que podem ser encontrados em farmácias e algumas lojas de artigos esportivos.


Existem também modelos de merendeiras que já possuem esse gel e podem ser retirados para serem colocados no freezer na noite anterior. Confira algumas dicas que fazem a diferença quanto à alimentação infantil:

1. Alimentos para deixar de lado


Alimentos que podem estragar - como frios e iogurtes – devem ser evitados.  Os vilões da boa alimentação – como refrigerantes, balas, bolachas e biscoitos – também devem deixar de fazer parte da rotina alimentar das crianças.

2. Variações no lanche são bem-vindas


De acordo com a Associação Paulista de Desenvolvimento da Medicina, é importante preparardois tipos de lanches. Uma porção de frutas  e uma de cereal. As frutas da estação são a melhor alternativa, pois são mais suculentas e saborosas.

3. Substitua refrigerantes por sucos naturais


Sucos orgânicos ou polpas são ricos em vitaminas e, com isso, promovem o melhor desenvolvimento da crianças. Você também pode optar por sucos integrais, que são feitos comfrutas e sem adição de conservantes.

Da pré-escola à adolescência 

Na pré-escola é o momento de aprender novos sabores, mas os pais devem respeitar o apetiteda criança. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a velocidade de crescimento estatural diminui nessa fase e, com isso, também ocorre a redução de apetite.

Nessa fase da vida, recomenda-se de cinco a seis refeições diárias: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche vespertino, jantar e ceia, se for necessária.

Já no período escolar e adolescência os hábitos alimentares da família exercem uma influência muito grande sobre as crianças e adolescentes. É importante estimular o consumo de leites e derivados para que as necessidades nutricionais de cálcio sejam atingidas.

O consumo diário de frutas,verduras, legumes e seus derivados deve ser de no mínimo cinco porções. Distribua essas porções pelas refeições realizadas ao longo do dia.

É importante restringir o uso de videogames e microcomputadores para no máximo duas horas diárias para evitar o sedentarismo. Em todas as faixas etárias deve-se limitar o consumo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar, assim como bebidas a base de soja.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Parabénssss

Registrando o aniversário do Francisco Neto filho do casal Dra Iuçara Cristina e Dr.Felipe Vieira. Uma belissima festa realizada em Sousa. Contou com a presença de familiares e amigos
Acesse o link e confira todas as fotos http://www.agitosplay.com/eventos/niver_francisconeto_02/fotos1.php


terça-feira, 3 de novembro de 2015

Carcinoma Basocelular

P/ Dra.Jordanna Andrade
Esta semana, houve exerese de tumor e reconstrução palpebral. Por isso, resolvi falar um pouco sobre o tu maligno de palpebra mais comum:

Carcinoma Basocelular
É o tumor palpebral maligno mais comum e corresponde a 90% de todas as lesões malignas palpebrais. Afeta preferencialmente indivíduos de pele clara, com antecedentes de exposição ao sol e na faixa etária dos 50-80 anos.
Quanto ao local de acometimento, a pálpebra inferior é a mais afetada (52%), seguida pelo canto medial (27%), pálpebra superior (15%) e canto lateral (6%).
O carcinoma basocelular apresenta-se com lesões tipicamente elevadas, firmes, com vasos sanguíneos pequenos na superfície e quando acometem a borda palpebral ocorre perda de cílios. ( foto) Esse tumor é localmente invasivo e não metastatiza, porém quando não tratado de maneira correta, pode invadir o globo ocular e a órbita, necessitando de cirurgia mais radical, a exenteração da órbita.
O tratamento deve ser sempre cirúrgico, removendo-se com a margem de segurança. Somente o exame anatomopatológico pode mostrar se a lesão foi totalmente removida.
Fique atento, qualquer elevação na borda da sua palpebra, procure logo um plástico ouclar!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dormir em ambientes frios queima 40% mais calorias

Pesquisa apresentada durante uma conferência de médicos nos Estados Unidos afirmou que dormir em lugares frios pode ajudar a queimar calorias e a perder peso. A gordura saudável do organismo é responsável pela queima de calorias e, no processo, provoca o aquecimento do corpo. Em um ambiente frio, o organismo queima mais calorias para manter o corpo em temperatura agradável. As informações são do Daily Mail.

A quantidade de gordura saudável aumentou quando os indivíduos dormiram em ambiente fresco e a queima de calorias foi 40% maior do que a registrada em temperaturas mais altas. O processo também tornou mais fácil o processamento do açúcar.
Pesquisadores acompanharam a composição de gordura corporal de cinco homens saudáveis durante cinco meses. Os voluntários mantiveram a rotina durante o dia normal, mas à noite passavam em uma sala com temperatura controlada. O primeiro mês, o ajuste foi em 24°C. No segundo, 19°C; no terceiro, 24°C; e no quarto, 27°C