terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Crianças pequenas desconfiam dos mentirosos, diz estudo

As crianças pequenas gostam de imitar o que veem e escutam - gestos, entonações, expressões -, mas optam por não seguir o exemplo de quem percebem como pouco confiável, segundo um estudo realizado na Universidade Concórdia de Montreal, no Canadá.
Mais observadores do que se pensa, as crianças menores de 16 meses são capazes de distinguir o verdadeiro do falso, de acordo com o estudo publicado na revista Infant Behavior and Development, e a maioria se nega a imitar um adulto após comprovar que este a enganou.
"Assim como as crianças mais velhas, os bebês registram se um indivíduo é preciso ou impreciso e utilizam essa informação para guiar sua aprendizagem posterior", disse a principal autora do estudo, Diane Poulin-Dubois, do Departamento de Psicologia da Universidade Concórdia e membro do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Humano.
"Concretamente, as crianças optam por não aprender algo com alguém que eles percebem como pouco confiável", completou. A pesquisa centrou-se em 60 crianças de 13 a 16 meses, divididas em dois grupos, um com avaliadores adultos confiáveis e outro com avaliadores adultos não confiáveis.
Na primeira tarefa, os adultos olhavam dentro de uma caixa e mostravam seu entusiasmo. Depois, as crianças recebiam as caixas para ver se estas continuam um brinquedo, para verificar assim a credibilidade do adulto.
Na segunda tarefa de imitação, o mesmo adulto acendia a luz pressionando o interruptor com a testa em vez de usar as mãos. Apenas 34% das crianças cujos avaliadores eram confiáveis imitaram esse estranho gesto. Por outro lado, 61% das crianças no grupo do adulto confiável imitaram esse comportamento

Um comentário:

  1. Olá Pessoal, sou fisioterapauta e instrutora de Pilates de João Pessoa, e estava pesquisando sobre clinicas de fisioterapia e pilates em sousa/pb e encontrei vocês. Vocês podem me ajudar me informando se existe a possibilidade de emprego em pilates e/ou fisioterapia na Fisioclinica ou em outras clínicas de Sousa? Meu noivo vai morar aí e eu estou neste busca para ir também. Agradeço desde já. 08387367101

    ResponderExcluir