segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Meia-idade? Veja os alimentos ideais para homens e mulhere

Já se perguntou o que faz com que algumas pessoas envelheçam melhor que outras? A resposta está nos hormônios - estrogênio das mulheres e testosterona dos homens – e como a alimentação os influencia. Ambos começam a diminuir à medida que se atinge a meia-idade, o que leva aos sinais típicos do envelhecimento, como cabelo grisalho, gordura abdominal e baixa na libido.

No entanto, de acordo com o novo livro The Age-Defying Die t (em tradução livre, Dieta que Desafia a Idade ), da nutricionista e especialista em antiidade Caroline Apovian, pode-se melhorar a situação ao consumir alimentos específicos para impulsionar os hormônios, facilitando a perda de peso e proporcionando bem-estar. Os dados são do jornal Daily Mail.

Mulheres


Para as mulheres, o ganho de peso na meia-idade, particularmente em torno Gordura da barriga, muitas vezes pode ser culpa dos hormônios. Como os níveis de estrogênio declinam com a chegada da menopausa, as células de gordura entram em ação (quanto maiores as células de gordura, mais estrogênio podem produzir) e se acumulam no abdômen.

Os níveis de estrogênio reduzidos tornam mais difícil para o cabelo crescer como antes. Com o aumento dos andrógenos (hormônios masculinos) durante a menopausa, pode ainda haver afinamento dos fios.

A testosterona cai em mulheres de meia-idade, reduzindo o desejo sexual. Ao mesmo tempo, o declínio de estrogênio provoca ressecamento vaginal, além de reduzir os níveis de colágeno e de massa óssea, levando a um risco aumentado de osteoporose. Também tem sido associado a problemas de memória e doença de coração. 

As mulheres podem elevar os seus níveis de estrogênio ao comer certos alimentos com fitoestrógenos, substâncias vegetais semelhantes ao estrogênio que, quando consumidos, são convertidas no hormônio feminino. As mulheres japonesas, cuja dieta é rica em fitoestrógenos, raramente sofrem com os sintomas da menopausa que afligem as ocidentais. Confira oito apostas

Linhaça
As sementes são ricas em compostos similares ao estrogênio chamados lignanas, que podem ajudar a proteger contra o câncer de mama. Também têm muito ômega 3, que ajuda a melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura e perder peso, além de desempenhar um papel na saciedade, mantendo a pessoa mais satisfeita. Procure comer uma a duas colheres de sopa de semente de linhaça por dia.

 Tofu
Alimentos ricos em proteína de soja, como tofu e edamame, podem reduzir o colesterol, fortalecer os ossos e, por terem produtos químicos (isoflavonas) com uma estrutura semelhante ao estrogênio, podem ajudar a minimizar as ondas de calor na menopausa e a reduzir o risco de câncer de mama, doenças cardíacas e osteoporose. Os homens devem evitar tofu, leite de soja e edamame para reduzir o risco de aumento nas mamas e disfunção sexual.
 Carne vermelha magra
Otimiza o fortalecimento muscular e, por conter ferro, pode proteger contra anemia e ajudar a as células vermelhas do sangue a transportar oxigênio pelo corpo. As vitaminas B encontradas na carne magra (e também em cereais integrais) podem aliviar os sentimentos de ansiedade e depressão, que muitas vezes vêm com a menopausa.
 Vegetais de folhas escuras
Couve, repolho e espinafre são todos úteis na luta contra a osteoporose. Embora o cálcio e a vitamina D sejam conhecidos como benéficos aos ossos, a vitamina K, que é abundante nos alimentos verdes-escuros, também tem mostrado ter um efeito positivo.
 Brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas
Podem reduzir o excesso de estrogênio (o que pode ocorrer em mulheres na perimenopausa com excesso de peso), diminuindo o risco de câncer de mama. Perimenopausa é o período imediantemente anterior à menopausa.
Mamão 
 Rico em vitamina C (o dobro de uma laranja) e relativamente baixo em calorias, pode ajudar a estabilizar o ciclo menstrual das mulheres e a aumentar os níveis de estrogênio em mulheres na menopausa

Nenhum comentário:

Postar um comentário