segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Celular no banheiro x hemorróidas


Recentemente recebemos de um leitor uma dúvida e um pedido de post. Ele disse ter procurado um proctologista para tratamento de hemorróidas e ficou chocado quando o médico afirmou que uma das causas seria o uso do celular enquanto estava sentado no vaso sanitário. Nosso leitor também afirmou que, segundo o médico, essa conexão está cada vez mais frequente. Essa relação existe mesmo?

Nosso leitor está na casa dos 30 anos, fora da idade em que hemorróidas se tornam mais comuns. Estima-se que metade da população apresente, até os 50 anos de idade, algum desconforto, coceira ou sangramento que possa sinalizar esse problema. De maneira simples, hemorróidas são veias de dentro do reto que dilataram (as chamadas hemorróidas internas) ou que apareceram sob a pele do lado de fora do ânus (hemorróidas externas).
O proctologista está correto. Muitas pessoas desenvolvem o problema porque ficam sentadas por muito tempo no banheiro. Ao sentar no vaso sanitário, o corpo exerce maior pressão sobre as veias do reto, que podem dilatar e causar hemorróidas. Com o uso do tablet ou do celular no banheiro, o tempo no vaso sanitário acaba aumentando.
Também são causas comuns gravidez, obesidade, dieta pobre em fibras e constipação. Com algumas medidas simples, é possível evitar que elas apareçam.

Como prevenir as hemorróidas

1)Mantenha uma dieta rica em fibras, com muitas frutas, nozes, legumes e cereais integrais. Isto amolece as fezes e ajuda a evitar esforço durante as evacuações.
2) Beba muita água – de seis a oito copos por dia e, se estiver suando muito, beba ainda mais. Manter-se hidratado também ajuda a evitar a constipação.
3) Faça exercícios e evite ficar em pé ou sentado por muito tempo. Procure se movimentar, mesmo que pouco, a cada uma hora – isso ajuda a reduzir a pressão sobre as veias do reto.
4) Mantenha o peso sob controle. O excesso de peso coloca mais pressão sobre as veias.
5) Reduza o tempo que você fica sentado no vaso sanitário. Como explicamos, a posição faz bastante pressão sobre a região. Além disso, é mais higiênico usar o celular ou tablet em outras circunstâncias.
Existem também pomadas que ajudam a diminuir o desconforto e que podem ser compradas diretamente nas farmácias. Se os sintomas não desaparecerem, procure um médico. E se você tiver algum sangramento constante na região ou que aparece nas fezes, procure um proctologista o quanto antes. Sangramentos retais podem ser um indicativo de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário