terça-feira, 18 de julho de 2017

Doar nos deixa mais felizes, comprova estudo

A sensação de satisfação ao fazer o bem é indescritível e a ciência conseguiu provar isso.
Um estudo feito na Suíça, publicado nesta semana, demonstrou o que já era lógico pra muitos: doar nos deixa mais felizes.

Exames de ressonância magnética revelaram que uma área do cérebro ligada à generosidade desencadeou uma resposta em outra parte da cabeça relacionada à felicidade.
“Nosso estudo fornece evidências comportamentais e neurais que apoiam a ligação entre generosidade e felicidade”, disse a equipe de um laboratório de Zurique à revista científica Nature Communications.
Os pesquisadores examinaram a atividade em três áreas do cérebro – uma ligada ao altruísmo e ao comportamento social, uma segunda à felicidade e uma terceira área envolvida na tomada de decisões.
A pesquisa
A pesquisa foi feita com 50 pessoas que relataram seus próprios níveis de felicidade após atos de generosidade e indicaram que doar era uma experiência de bem-estar.
No estudo foi informado aos participantes que cada um deles teria à disposição, um valor de 25 francos suíços, cerca de 85 reais por semana durante quatro semanas.
Metade dos participantes foi convidada a se comprometer a gastar o dinheiro com outras pessoas, enquanto o resto poderia planejar como gastaria o dinheiro com eles próprios.
Nenhum dinheiro foi realmente recebido ou gasto por nenhum dos dois grupos.
Depois de se comprometerem com os gastos, os participantes responderam às perguntas enquanto seus cérebros estavam sendo examinados.
As perguntas revelaram cenários que opunham os próprios interesses dos participantes contra os interesses dos beneficiários da sua generosidade experimental.
Conclusão
A equipe descobriu que o grupo que se comprometeu a doar o dinheiro relatou estar mais feliz do que os que iam gastar a quantia com eles próprios.
As descobertas têm implicações para a educação, política, economia e saúde pública, segundo os pesquisadores.
“A generosidade e a felicidade melhoram o bem-estar individual e podem facilitar o sucesso social”, concluíram.
Com informações do Bol.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Comprovado: comprimido de magnésio combate depressão

Ótima notícia para quem tem depressão e ansiedade: comprimidos de magnésio podem banir a doença.
Eles melhoram significativamente a depressão em apenas duas semanas, revela uma nova pesquisa feita na Universidade de Vermont, nos EUA.
De acordo com o estudo, ao contrário dos antidepressivos, uma dose diária do mineral melhora a saúde mental sem causar efeitos colaterais.
O motivo é simples: o magnésio combate a inflamação que está ligada à condição de saúde mental.
“Os resultados são muito encorajadores, dada a grande necessidade de opções de tratamento adicionais para a depressão. A nossa descoberta mostra que suplementação de magnésio fornece uma abordagem segura, rápida e barata para controlar os sintomas depressivos”.
Palavras da autora do estudo, Emily Tarleton, da Universidade de Vermont.

O Estudo
Pesquisadores da Universidade de Vermont analisaram o caso de 126 adultos com idade média de 52 e depressão leve a moderada.
Alguns dos participantes receberam 248 mg de magnésio todos os dias durante seis semanas.
Isso geralmente é considerado uma dose baixa.
Todos os sintomas dos participantes foram avaliados duas vezes por semana por meio de telefonemas.
Resultados
Os resultados, publicados na revista PLOS ONE, revelam que tomar um comprimido diário de magnésio melhorou significativamente os sintomas de depressão e ansiedade dos participantes em apenas duas semanas.
A melhora dos sintomas ocorreu independentemente da idade, sexo ou uso de antidepressivos.
Os comprimidos foram bem tolerados sem efeitos colaterais.

Os antidepressivos freqüentemente causam náuseas, ganho de peso e insônia.
Com informações do Daily Mail.