terça-feira, 18 de julho de 2017

Doar nos deixa mais felizes, comprova estudo

A sensação de satisfação ao fazer o bem é indescritível e a ciência conseguiu provar isso.
Um estudo feito na Suíça, publicado nesta semana, demonstrou o que já era lógico pra muitos: doar nos deixa mais felizes.

Exames de ressonância magnética revelaram que uma área do cérebro ligada à generosidade desencadeou uma resposta em outra parte da cabeça relacionada à felicidade.
“Nosso estudo fornece evidências comportamentais e neurais que apoiam a ligação entre generosidade e felicidade”, disse a equipe de um laboratório de Zurique à revista científica Nature Communications.
Os pesquisadores examinaram a atividade em três áreas do cérebro – uma ligada ao altruísmo e ao comportamento social, uma segunda à felicidade e uma terceira área envolvida na tomada de decisões.
A pesquisa
A pesquisa foi feita com 50 pessoas que relataram seus próprios níveis de felicidade após atos de generosidade e indicaram que doar era uma experiência de bem-estar.
No estudo foi informado aos participantes que cada um deles teria à disposição, um valor de 25 francos suíços, cerca de 85 reais por semana durante quatro semanas.
Metade dos participantes foi convidada a se comprometer a gastar o dinheiro com outras pessoas, enquanto o resto poderia planejar como gastaria o dinheiro com eles próprios.
Nenhum dinheiro foi realmente recebido ou gasto por nenhum dos dois grupos.
Depois de se comprometerem com os gastos, os participantes responderam às perguntas enquanto seus cérebros estavam sendo examinados.
As perguntas revelaram cenários que opunham os próprios interesses dos participantes contra os interesses dos beneficiários da sua generosidade experimental.
Conclusão
A equipe descobriu que o grupo que se comprometeu a doar o dinheiro relatou estar mais feliz do que os que iam gastar a quantia com eles próprios.
As descobertas têm implicações para a educação, política, economia e saúde pública, segundo os pesquisadores.
“A generosidade e a felicidade melhoram o bem-estar individual e podem facilitar o sucesso social”, concluíram.
Com informações do Bol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário