domingo, 21 de março de 2010

Mais de 85% das pessoas com apneia do sono não sabem que têm a doença

Você acorda com a sensação de que não dormiu nada, mesmo após oito horas na cama, como manda o figurino? É possível que você não respire bem à noite, e nem perceba. Neste Dia Mundial do Sono (19), especialistas alertam para uma estimativa preocupante: de 85% a 90% das pessoas que sofrem da síndrome da apneia obstrutiva do sono não sabem que têm a doença. E o pior: cada vez mais estudos mostram que ela aumenta o risco de diabetes, hipertensão, derrame e infarto.
A síndrome é caracterizada por pausas repetidas na respiração durante a noite. Isso acontece porque as vias aéreas são obstruídas pelos tecidos da região da garganta. A obesidade e o consequente acúmulo de gordura no pescoço aumentam a predisposição ao problema, mas há outros fatores de risco, como aumento das amídalas e das adenoides e consumo de bebidas alcoólicas.
Como resultado, o ar não consegue chegar até os pulmões, os níveis de dióxido de carbono no sangue aumentam e o sono é interrompido, mesmo sem a pessoa perceber. Muitas vezes, quem nota é o parceiro, que ouve a irregularidade no ronco, ou o som da inspiração mais forte após a pausa sem respirar. Mas nem todos os roncadores sofrem de apneia, é importante esclarecer

Os sintomas mais comuns da apneia do sono são:
- sonolência diurna excessiva (em alguns casos, a pessoa chega a adormecer no trânsito ou quando está em uma reunião de trabalho)
- sono agitado e sem descanso (a pessoa acorda diversas vezes durante a noite e os despertares costumam ser acompanhados por movimentos do corpo)
- ronco alto e interrompido, pausas na respiração, tosse e engasgo durante o sono
- depressão e redução de libido (a falta de sono interfere na produção e no aproveitamento de alguns hormônios)
- esquecimento e falta de concentração (é durante o sono que o cérebro consolida a memória)
- irritabilidade
- cefaleia matinal
A relação da apneia com outras doenças pode ser explicada de várias formas. “Um dos aspectos é que, quando a pessoa dorme mal, seu sistema nervoso fica hiperestimulado, lança mais adrenalina e isso provoca o aumento da pressão”, descreve o cardiologista Rodrigo Pedrosa, do Instituto do Coração (Incor). Estudos mostram que 60% das vítimas de AVC (derrame) têm apneia do sono, o que dá uma ideia das consequências nefastas do problema para o organismo

Um comentário:

  1. Olá,sou marcelo 35 anos um metro e sessenta e sete 72kg.eu nunca levei a séro o problema de está dormindo e ter a sensação de está sem respira.
    Já acordei sem ar mas quando acorde pensei que foi só um pesadelo comum.
    Mas nesta noite22/03/013 foi bravo,acordei trvado quase que sem folego,e com calma conseguí controlar a setuação,fiquei bem asutado oque fazer alem de procurar um medico bem rápido?abraço.

    ResponderExcluir