segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dietas pobres em carboidratos podem causar depressão

Muitos pacientes chegam ao consultório querendo cortar totalmente o carboidrato da dieta, acreditando que assim irão perder peso. No entanto, o carboidrato é importantíssimo na vida de qualquer indivíduo. Além de ser nossa principal fonte de energia, ainda ajuda o cérebro a produzir uma substância chamada serotonina.
Ela é muito importante por estar relacionada ao controle das emoções, é o hormônio da felicidade e bem-estar. A sua falta pode causar alterações de humor, chegando até a depressão. Logo, a ausência de carboidratos na dieta pode levar a um quadro de depressão. A serotonina atua também no controle do apetite, sinalizando que o indivíduo já está satisfeito e impedindo que ele coma mais do que o necessário.
Aumentando os níveis de serotonina, a ingestão de carboidratos age como um tranquilizante natural. A ausência desse nutriente pode ser ainda pior para as mulheres, que já apresentam naturalmente menor quantidade de serotonina no cérebro que os homens.
Além desse fator humoral importantíssimo, a ausência de carboidratos na dieta pode causar indisposição, irritação, cansaço e falta de energia para realizar as atividades diárias.
Alimente-se de forma adequada e equilibrada, procure orientação e faça uma distribuição estratégica dos nutrientes no seu dia a dia, para que assim você consiga atingir seus objetivos com saúde e disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário