terça-feira, 28 de outubro de 2014

Benefícios do Caju

Fruta nativa do Brasil, o caju é encontrado praticamente em todos os estados do país, apresentando predominância na região nordeste, devido ao clima ser mais favorável a seu plantio. Uma das curiosidades sobre ele é a sua divisão ocorrer em duas partes: o pseudofruto, a parte mais carnosa e suculenta do caju e o fruto, que é a sua castanha. Fato este que, em geral, é desconhecido por muitos. Seu pedúnculo floral, o pseudofruto, possui certas variações de cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho. O caju, por completo, é riquíssimo em benefícios para a saúde humana, além de bastante utilizado na culinária, surgindo em sucos, pratos e sobremesas

Benefícios do caju

·         Fortalece o sistema imunológico e tem efeito antioxidante no corpo devido a sua alta concentração de vitamina C, chegando a ser cinco vezes mais rica desta vitamina do que a laranja.
·         Devido as presenças demasiadas de licopeno e beta caroteno, o caju auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão, havendo inclusive estudos que pretendem comprovar o uso da fruta no tratamento a câncer de mama e boca.
·         Por ser rico em fibras, o caju ajuda no funcionamento do intestino e ajuda também a controlar a saciedade, que é de extrema importância para aqueles que necessitam perder peso.
·         Se misturado o seu suco ao chá de carqueja, estes irão agir na limpeza do organismo e melhor digestão
·         A sua castanha possui ácido anacárdico que tem propriedades  fortes contra germes e bactérias. Também auxiliando na amenização de dores dentárias, úlceras e lepra.
·         A polpa do caju é bastante recomendada no tratamento de casos reumáticos e problemas de pele, agindo como depurativo e tônico.
·         Também possui gorduras monoinsaturadas que protegem o coração e reduzem o nível elevado de triglicérides, sendo de valia para pessoas portadoras de doenças cardíacas e diabéticos.

Terapias caseiras com caju

·         Para aftas: aplicar sobre o local suco dos brotos de folhas da árvore do caju.
·         Para feridas e agindo como antissépticos: Fazer cataplasma com os brotos das folhas do cajueiro. Apenas o faça se não houver inflamações e coágulos sanguíneos no local.
·         Para calos e verrugas: Fazer cataplasma três vezes ao dia com suco de castanhas frescas
·         Para dor de dente, lepra e psoríase: Fazer aplicação com óleo de castanha de caju. Cuidado com o seu manuseio devido a presença de ácido anacárdico.
·         Para gripe: Ingestão de suco de caju sem açúcar.

·         Reumatismo: Consumir refeição composta exclusivamente por caju no período de dois a três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário