quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AVC pode acarretar em mudanças do funcionamento cerebral

Um AVC pode acarretar em mudanças do funcionamento cerebral, causando alterações cognitivas. As seqüelas vão depender diretamente do local em que ocorreram as lesões, da extensão, do tempo de lesão, da personalidade dos pacientes antes do quadro e da idade do paciente.

1. Lesões do Lobo Frontal vão acarretar em alterações de comportamento e personalidade: 
1.a. Síndrome Dorso Lateral: Déficit de funções executivas, ou seja, dificuldades para iniciar e planejar ações, regular o próprio comportamento, controle inibitório, resolução de problemas.
 1.b. Síndrome do Cíngulo Anterior: Indiferença, apatia, lentidão de respostas e prejuízo de espontaneidade.
 1.c. Síndrome Órbito Frontal: Neste local, alterações de personalidade, com comportamentos socialmente inapropriados, humor instável, dificuldade em se colocar no lugar do outro, são os maiores comprometimentos. 1.d. Parte Posterior da Terceira Circunvolução Frontal Esquerda: Afasia de Broca, acarretando em prejuízos da expressão motora da fala. 

2. Lesões no Lobo Temporal vão depender se forem:
 2.a. No Hemisfério Dominante Esquerdo: Prejuízos de Compreensão de Linguagem e memória para material verbal (Afasia de Wernicke) . 
2.b. No Hemisfério Não- Dominante Direito: Alterações de memória para material não verbal e prosopagnosia que é a capacidade de reconhecer rostos humanos. 
2.c. Bilaterais: Distúrbios graves de memória, linguagem e prosopagnosia.

 3. No Lobo Parietal também depende se: 
3.a. No Hemisfério Dominante Esquerdo: Apraxia, afasia, síndrome de Gerstmann (agrafia, acalculia, desorientação direita/ esquerda). 
3.b. No Hemisfério Não-Dominante Direito: Distúrbios da função visuoespacial, esquema corporal, distúrbio de atenção seletiva, heminegligência, anosoagnosia.

 4.Na Síndrome Occipital (Lobo Occipital) podem ocorrer alterações do campo visual, chamadas de hemianopsias. 
4.1. Se no Hemisfério Esquerdo: Alucinações visuais. 
4.2. Lesões bilaterais: Distúrbios visuais simples, até possível cegueira cortical, com destruição do córtex visual occipital dependendo da extensão da lesão. 

5. Áreas de Associação Límbica (Sistema Límbico): Comprometimento das emoções, motivação e incidência de comportamento agressivo.
https://www.facebook.com/video.php?v=1643195579268978&set=vb.1592713304317206&type=2&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário