terça-feira, 17 de novembro de 2015

Atenção na hora de preparar a lancheira para as crianças

No Brasil, 60,8% das crianças com menos de 2 anos comem biscoitos, bolachas e bolos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Está na hora de mudar esse dado e aprender a organizar a lancheira de maneira saudável para evitar que seu filho sofra com problemas causados pela má alimentação.

Esse dados são referentes aos estudos realizados em 2013 e ainda revelam que 32,3% das crianças também consomem refrigerantes e sucos artificiais antes dos dois anos
Lancheira saudável faz toda a diferença 
Antes de começar a montar a lancheira saudável é necessário escolher o acessório correto, por isso, opte por lancheiras térmicas para melhor conservar os alimentos. Para manter o lanche resfriado vale a pena investir em gelo de gel, que podem ser encontrados em farmácias e algumas lojas de artigos esportivos.


Existem também modelos de merendeiras que já possuem esse gel e podem ser retirados para serem colocados no freezer na noite anterior. Confira algumas dicas que fazem a diferença quanto à alimentação infantil:

1. Alimentos para deixar de lado


Alimentos que podem estragar - como frios e iogurtes – devem ser evitados.  Os vilões da boa alimentação – como refrigerantes, balas, bolachas e biscoitos – também devem deixar de fazer parte da rotina alimentar das crianças.

2. Variações no lanche são bem-vindas


De acordo com a Associação Paulista de Desenvolvimento da Medicina, é importante preparardois tipos de lanches. Uma porção de frutas  e uma de cereal. As frutas da estação são a melhor alternativa, pois são mais suculentas e saborosas.

3. Substitua refrigerantes por sucos naturais


Sucos orgânicos ou polpas são ricos em vitaminas e, com isso, promovem o melhor desenvolvimento da crianças. Você também pode optar por sucos integrais, que são feitos comfrutas e sem adição de conservantes.

Da pré-escola à adolescência 

Na pré-escola é o momento de aprender novos sabores, mas os pais devem respeitar o apetiteda criança. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a velocidade de crescimento estatural diminui nessa fase e, com isso, também ocorre a redução de apetite.

Nessa fase da vida, recomenda-se de cinco a seis refeições diárias: café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche vespertino, jantar e ceia, se for necessária.

Já no período escolar e adolescência os hábitos alimentares da família exercem uma influência muito grande sobre as crianças e adolescentes. É importante estimular o consumo de leites e derivados para que as necessidades nutricionais de cálcio sejam atingidas.

O consumo diário de frutas,verduras, legumes e seus derivados deve ser de no mínimo cinco porções. Distribua essas porções pelas refeições realizadas ao longo do dia.

É importante restringir o uso de videogames e microcomputadores para no máximo duas horas diárias para evitar o sedentarismo. Em todas as faixas etárias deve-se limitar o consumo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar, assim como bebidas a base de soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário