terça-feira, 3 de novembro de 2015

Carcinoma Basocelular

P/ Dra.Jordanna Andrade
Esta semana, houve exerese de tumor e reconstrução palpebral. Por isso, resolvi falar um pouco sobre o tu maligno de palpebra mais comum:

Carcinoma Basocelular
É o tumor palpebral maligno mais comum e corresponde a 90% de todas as lesões malignas palpebrais. Afeta preferencialmente indivíduos de pele clara, com antecedentes de exposição ao sol e na faixa etária dos 50-80 anos.
Quanto ao local de acometimento, a pálpebra inferior é a mais afetada (52%), seguida pelo canto medial (27%), pálpebra superior (15%) e canto lateral (6%).
O carcinoma basocelular apresenta-se com lesões tipicamente elevadas, firmes, com vasos sanguíneos pequenos na superfície e quando acometem a borda palpebral ocorre perda de cílios. ( foto) Esse tumor é localmente invasivo e não metastatiza, porém quando não tratado de maneira correta, pode invadir o globo ocular e a órbita, necessitando de cirurgia mais radical, a exenteração da órbita.
O tratamento deve ser sempre cirúrgico, removendo-se com a margem de segurança. Somente o exame anatomopatológico pode mostrar se a lesão foi totalmente removida.
Fique atento, qualquer elevação na borda da sua palpebra, procure logo um plástico ouclar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário